a torre
babel, de brueghel
os homens quiseram construir uma torre que chegasse aos céus. a afronta não é singular: prometeu roubou o fogo sagrado e viu o seu fígado ser comido, restabelecido e recomido, por uma águia gigante, até ao fim dos dias. estes homens quiseram construir a mais alta das torres da mesopotâmia. deus enfureceu-se. além de destruir a torre de babel, espalhou a confusão entre os homens, dando-lhes diferentes línguas, fazendo com que não conseguissem comunicar, e espalhou-os pelos diferentes cantos do planeta. perceber-se-á que, desde então, nunca mais os homens de diferentes línguas se conseguiram entender. o grande mistério está em que, mesmo os homens que falam a mesma língua, raramente o logram.
e tu, tens a tua babel intacta?
2 Comments:
Não duvides, meu caro Tiago! Se há coisa que mais prezo é a minha capacidade de comunicar - na minha língua materna e em todas aquelas que me fazem ser várias vezes homem (umas cinco...).
Adoro o quadro de Brueghel! Desde sempre, creio.
Obrigado pela tua escrita luminosa! Gosto muito do teu estilo!
boa escolha. gosto bastante do quadro do brueghel. e a propósito aqui fica uma sugestão musical. I-Wolf: I-Wolf And Burdy Meet The Babylonians. vale a pena ouvir este disco de 2004, mais que não seja pelo conceito, porque tem muito, mas muito mesmo de babiloniano.
Post a Comment
<< Home