a mão e o peão.

Saturday, January 06, 2007

a torre

babel, de brueghel


os homens quiseram construir uma torre que chegasse aos céus. a afronta não é singular: prometeu roubou o fogo sagrado e viu o seu fígado ser comido, restabelecido e recomido, por uma águia gigante, até ao fim dos dias. estes homens quiseram construir a mais alta das torres da mesopotâmia. deus enfureceu-se. além de destruir a torre de babel, espalhou a confusão entre os homens, dando-lhes diferentes línguas, fazendo com que não conseguissem comunicar, e espalhou-os pelos diferentes cantos do planeta. perceber-se-á que, desde então, nunca mais os homens de diferentes línguas se conseguiram entender. o grande mistério está em que, mesmo os homens que falam a mesma língua, raramente o logram.
e tu, tens a tua babel intacta?

2 Comments:

Blogger RIC said...

Não duvides, meu caro Tiago! Se há coisa que mais prezo é a minha capacidade de comunicar - na minha língua materna e em todas aquelas que me fazem ser várias vezes homem (umas cinco...).
Adoro o quadro de Brueghel! Desde sempre, creio.
Obrigado pela tua escrita luminosa! Gosto muito do teu estilo!

January 06, 2007  
Blogger eskimo friend said...

boa escolha. gosto bastante do quadro do brueghel. e a propósito aqui fica uma sugestão musical. I-Wolf: I-Wolf And Burdy Meet The Babylonians. vale a pena ouvir este disco de 2004, mais que não seja pelo conceito, porque tem muito, mas muito mesmo de babiloniano.

January 08, 2007  

Post a Comment

<< Home