sardinhas e manjericos
santo antónio de lisboa (lisboa, 15 de agosto de 1195 - pádua, 13 de junho de 1231), de seu nome de baptismo, fernando martim de bulhões e taveira azevedo, filho de martim de bulhões e maria teresa taveira azevedo. é também conhecido como santo antónio de pádua, por ter vivido e falecido nessa cidade italiana. regra geral, os santos católicos são conhecidos pelo nome da cidade onde falecem e onde permanecem as suas relíquias – pois que, na doutrina cristã, a morte mais não é que a passagem para a verdadeira vida –, e não daquela que os viu nascer; assim sucede com fernando de bulhões, que nas demais línguas europeias é chamado de pádua, e apenas reverenciado pelos povos de língua portuguesa como de lisboa.
santo antónio é o padroeiro da cidade de lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é o feriado municipal desta cidade. as festas em honra de santo antónio começam logo na noite do dia 12. todos os anos, a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a avenida da liberdade, no qual competem os diferentes bairros. Um grande fogo de artifício costuma encerrar o desfile. os rapazes compram um mangerico (planta aromática) num pequeno vaso, para oferecer à namorada, o qual traz uma bandeirinha com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa. a festa dura toda a noite e, um pouco por toda a lisboa há arraiais, locais engalanados onde se comem sardinhas assadas na brasa, se bebe vinho tinto, se ouve música e se dança até de madrugada, sobretudo no antigo e muito típico bairro de alfama.
santo antónio detém o recorde de canonização da igreja católica: foi declarado santo menos de um ano decorrido sobre a sua morte, em 30 de maio de 1232 (11 meses e 17 dias após a sua morte). é o santo padroeiro das cidades de pádua e de lisboa (nesta última, substituiu a antiga devoção ao mártir são vicente de saragoça). em 1934, o papa pio XI proclamou-o segundo padroeiro de portugal, a par de nossa senhora da conceição. por fim, a 16 de Janeiro de 1946, o papa pio XII juntou o seu nome à lista dos doutores da igreja católica.
in wikipédia esta noite é a noite dele. pois, que se lhe faça justiça.
2 Comments:
Cá está! Tudo explicadinho...depois não digam que não sabem bem...Um blog de serviço público. ;-)
E as arvorezitas, para que são as malditas arvorezitas??! rsss abraços.
Post a Comment
<< Home