a mão e o peão.

Thursday, January 18, 2007

a tallinn

num arrepio de curiosidade
transponho os portões de viru.
o sol acabou de nascer
num ano qualquer do século XIII
e eu estou lá.

cidade de Histórias
de amores furtivos que se adivinham nos becos
de amores românticos e estilizados,
simples. e voláteis.

as calçadas que piso
que os burros pisam
numa pressa que não é a deles,
serviram de rio a quantas senhoritas, de pés pequenos e firmes,
que corriam com recados de moços sóbrios,
para damas de pés frágeis que os aguardavam, em êxtase?

para quantos mercadores, de portos longínquos,
foram elas suporte de especiarias e tecidos exóticos?
para quantos jograis, de encarnado e amarelo,
foram palco, onde os malabarismos desmoronavam,
onde as notas de uma canção medieval
ressoavam e se reinventavam?

para quantos reis, imperadores e czares,
foram elas campo de batalha, terra conquistada,
promessa de ouro, e beleza do norte?
para quantos anónimos, a quem elas pertenciam mais do que tudo,
foram última queda, cemitério?

em tempos de erotismo, do diabo, de alquimias e fogueiras,
estas torres, do alto delas, quem viu o quê?
perco-me, e o sol já se põe.
quantas vezes se pôs o sol em Tallinn, e quantas pessoas,
vestidas de que maneira, o olharam como eu olho,
pensando o mesmo que eu penso, agora?

setembro de 2004

3 Comments:

Blogger Lu said...

Muito, muito Lindo!!! Gostei bastante, gostei imenso!!! Parabéns! :D

January 19, 2007  
Blogger RIC said...

Bela forma de recolher e guardar memórias!
Tallinn, que já foi uma das grandes e poderosas Cidades Hanseáticas! Espero que tenhas adorado a viagem!
Abraço! :-)

January 20, 2007  
Blogger Vanessa said...

Contigo pisei cada pedra de calçada! Contigo cheirei todos os aromas presentes! Contigo fiz esta viagem, que espero ser o início de uma descoberta sem fim! (Oh gosh! Esta saíu-me das profundezas!!) ;)

January 21, 2007  

Post a Comment

<< Home