a mão e o peão.

Tuesday, January 16, 2007

o menino sem dói-dóis

a minha madrasta trincou a língua, ao almoço. despoletadas por este acontecimento banal, conversa vai e conversa vem, chegou-se ao menino que nasceu com insensibilidade congénita à dor com anidrose - duas coisas que me davam imenso jeito, quando vou contra as portas e contra as mesas (o que, infelizmente, está longe de ser raro) ou quando corro para apanhar o autocarro (que depois, ainda fica, sempre, uns 5 minutos parado). o joão maria tem uma das doenças mais raras do mundo, que, podendo parecer, embora, uma benesse, nada tem de bom. o joão salta de pernas estendidas, porque não vê necessidade de proteger as articulações dos joelhos, uma vez que não lhe doem. enquanto os outros meninos, mordem bonecos e outras coisas, nas suas primeiras tentativas de explorar o mundo exterior, o joão mordia a língua até ficar com o babete empapado em sangue. é um estado de alerta constante, aquele que os pais do joão se vêem obrigados a manter, porque o joão não sente qualquer tipo de dor física, por mais que fustigue o corpo. a sua enfermidade, que atinge uma proporção ridiculamente mínima de pessoas no mundo, é muito interessante, tanto científica como filosoficamente. se não for mantido sob um apertado cuidado, é bem possível que o joão se mate ou se fira gravemente. é este o papel da dor. dar-nos limites. a dor informa-nos sobre os limites do nosso corpo.
como seria ter insensibilidade à dor emocional?
poder passar pelas mais dolorosas e constrangedoras situações sem uma lágrima, sem uma pontada, sequer, no peito?
mais imediatamente, se perceberá que nos seria negada a possibilidade de crescer, de aprender e de nos tornarmos mais completos e complexos. mas, bem, isto já aristóteles dizia... foi só porque este assunto me desperta a curiosidade. mas eu tenho é que estudar. um bem-haja.

7 Comments:

Blogger Marlene said...

Hummm...acho que há pessoas que são mesmo insensíveis emocionalmente...não da mesma forma claro...mas infelizmente acredito que já conheci pessoas assim...

January 16, 2007  
Blogger Maurice said...

Muito interessante. De facto, precisamos da dor. Como precisamos de todas as reacções que o nosso corpo nos dá, desde febre a inchaços e a várias outras coisas que, normalmente, classificamos como "chatice".
Mas o mais interessante desta doença (com todo o respeito por quem a sofre) é que daria perfeitamente para fazer um romance, como metáfora da vida, das dores e suas ausências. Tipo "as intermitências da dor"...
Resta dizer que, para além das físicas, muitas outras dores fazem parte da nossa vida. E, essas, o João Maria sente-as.

January 16, 2007  
Blogger eskimo friend said...

muito interessante...
de resto concordo com a marlene, pessoas emocionalmente insensíveis é o que não falta por aí.

January 16, 2007  
Blogger tiago said...

marlene e natureboy> não sei se existirão pessoas insensíveis a esse nível. quiçá, foram insensíveis em relação a alguns aspectos que consideramos primordiais, assim como nós o somos em relação a outros. exceptuando casos de patologia muito severa, há sempre algo a que somos sensíveis, creio e espero eu :)

January 16, 2007  
Blogger tiago said...

maurice> é verdade. como é um assunto que, desde o princípio, me despertou uma curiosidade enorme, já pensei nesse potencial literário, mas ainda não consegui concretizá-lo. não queres tentar? :) obrigado pela visita.

January 16, 2007  
Blogger RIC said...

Eis-me de volta, passado o período probatório. Creio que a sintonia foi entretanto atingida. Ainda bem!
Quanto à tua questão - que se me afigura retórica -, a Humanidade nunca se teria tornado humanidade se tal insensibilidade nos afectasse, se sofrêssemos de tal doença. Os chamados insensíveis são-no socialmente, não individualmente.
Abraço! (E bom estudo!) :-)

January 16, 2007  
Anonymous Anonymous said...

Bastante interessante e chega a ser comovente a história do João Maria!!
Quanto a querer ser insensivel emocionalmente... não desejaria e julgo que não haja ninguém que o seja, poderão nãp demonstrar mas sentem, tal como nós!
:) **

January 17, 2007  

Post a Comment

<< Home