a mão e o peão.

Sunday, November 26, 2006

avó

a minha avó, com os óculos inclinados. a minha avó que diz 'o teu pai' quando se refere ao meu avô. que, quando a corrijo, pergunta 'o que é que ele é a ti?'. que se esquece dos nomes de todas as pessoas e me chama sempre vítor. que se desfaz em sorrisos envergonhados, tristes e humilhados quando entende a amplitude da sua falta de memória. que me pergunta se já estou a trabalhar e, quando respondo que ainda estou a estudar, diz 'ah, já não estás a estudar...'. que já fez um electroencefalograma, com 'coisas a bater na cabeça - com força! - e a doutora a pedir para fechar os olhos e cerrar os dentes'. a minha avó que já passou tanto na vida, incluindo ver uma filha morrer aos poucos, que deve ser das maiores dores que um ser humano pode suportar. a minha avó a mostrar-me como o corpo tende para um fim. como é triste a lucidez na decadência cognitiva. a minha avó que chora quando me diz que gosta de mim e que abre um sorriso tão grande, cada vez que me vê. a minha avó que me ama acima de todas as coisas, que sempre me preferiu aos outros netos. a minha avó a pedir um abraço e um beijo e eu tão incapaz de lhe mostrar o quanto a amo. eu que fujo e sou bruto e impaciente. a minha avó a ficar tão velha e eu já cheio de saudades dela.

6 Comments:

Blogger Marlene said...

Meu anjo, diz-lhe que a amas. Aproveita este tempo. Não percas essa oportunidade... :)

November 26, 2006  
Blogger Z said...

Esse teu texto fez-me chorar.
Acho que tenho de telefonar ainda mais à minha avó.
Obrigada,
Beijos.

November 27, 2006  
Blogger tiago said...

zofia> é giro se o que tu escreves tem consequências práticas, ainda mais se forem da importância daquelas que poderá ter em ti! :) beijo.

November 27, 2006  
Blogger Miguel said...

Bem...comigo é a mãe.
Escrevi sobre eles faz pouco tempo.
Só te resta seres um ser humano que a fizesse orgulhosa

November 27, 2006  
Blogger tiago said...

miguel> há alturas em que essa constatação me faz sorrir (daqueles sorrisos que mandamos quando estamos lá em cima e somos bons) e outras em que me faz chorar (de vergonha, principalmente - desiludir os que amamos é puxadote...). obrigado pelo comment:)

November 27, 2006  
Blogger Vanessa said...

Também gosto da tua avó!

November 28, 2006  

Post a Comment

<< Home