a mão e o peão.

Sunday, October 15, 2006

fio do mundo

deparo-me com o meu caminho, numa tarde qualquer.
num setembro vivido em esquecimento.
que as pessoas trabalham para esquecer,
sabias?
à minha frente
estende-se uma alameda de árvores.
robustas e perenes, como pilares de um templo qualquer.
neste não-tempo crepuscular,
uma coisa é sempre qualquer coisa,
está ali por acaso
e vive uma vida-qualquer. como eu.
reificado, sou um qualquer
e os meus olhos a arder de lucidez
(estonteante, como qualquer lucidez)
são como as folhas tristes e mortas,
que bailam a sua dança do adeus, até ao chão.
por entre os troncos, através das folhas,
o vento. uivando, sofrendo a espaços uma dor fininha.
sei que tenho de seguir,
com as nervuras das folhas a fustigarem-me os olhos e a língua.
sei-o e no entanto.
os braços quedam-me, as pernas e as articulações balofas.
feitas de ar parado, que não se rebela nem me entesa.
trapo anímico, cheio de vontades e tão
tão
vazio de força e impulsão. lá ao fundo
ouço um piano, em solilóquio de ensejo.
o vento estala-me a pele
e chora nas feridas. as folhas bailam, revoluteando
caem. o fio do mundo
estica e corta-se (o meu fio).
já não há nó a dar,
sabias?

7 Comments:

Blogger Miguel said...

Não sei não, Tiago.
Nada é tão perene, nada tão dramático ...
Conjunturas menos boas acontecem. Fazem-nos mais fortes e mais aptos a saborear a manteiga de amendoím quando a tempestade passar.
São as pequenas coisas que, apreciadas devidamente dão sentido à vida e nos preparam para mais altos voos. Os Lusíadas foram escritos em 10 cantos, e cada um destes em ínumeras pequenas quadras. Porque gostamos tanto da Obra? Porque valorízamos cada uma delas e assim compreendemos o todo. Arriba, rapaz!

October 16, 2006  
Blogger tiago said...

arribando estou! :)

October 16, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Olha só quem eu encontro por aqui!! Tiago, amigo, este mundo blogoesférico é pequeno... :))

Um abraço e, claro está, vou começara a aparecer por cá...

October 17, 2006  
Blogger Pedro Gamboa said...

Tão triste.
Tão outonal…

October 17, 2006  
Blogger tiago said...

max> max!! :) é verdade, diz que o mundo é pequeno, mas a blogosfera também! pois fica sabendo que eu também vou percorrer o teu cantinho todinho! :) inté um dia destes, né?

October 17, 2006  
Blogger tiago said...

pedro gamboa> a alma tem cambiantes e, estranhamente, a escrita é mais fundamental quando o outono se instala. caiam as folhas que têm a cair.

obrigado :)

October 17, 2006  
Blogger Marlene said...

eu sabia que conhecia este max de algum sitio... :)

October 18, 2006  

Post a Comment

<< Home